Como os NFTs impactam o marketing digital?

Compartilhe:
Como as NFTs impactam o marketing digital?

Como os NFTs impactam o marketing digital?

  • Introdução
  • Como impactam?
  • O mundo digital não será o mesmo?

 

Os NFTs non-fungible token (token não fungível), são as novidades do momento. Os tokens não fungíveis têm uma relação direta com o desenvolvimento de criptomoedas. No entanto, enquanto o bitcoin e outros exemplos de moedas digitais se referem a tokens que podem ser trocados, os NFTs não funcionam assim. Contudo, é como um selo que verifica um bem digital de forma única. Isso quer dizer que ao adquirir um NFT, ele é somente seu e de mais ninguém. Essa exclusividade é o que faz o ativo ser tão valioso, devido a sua escassez. Dessa maneira, nenhum outro usuário consegue ter o código original, só se o detentor quiser vender.

Como as NFTs impactam o meio digital?


Os tokens não fundíveis contribuem para a criação da ideia de escassez, da oferta de algo único, que cria um laço de identidade entre marcas e consumidores. Conforme as informações de chainalysis, os tokens não fungíveis foram responsáveis por movimentar mais de US $40 bilhões em 2021. 

 

Dentro deste âmbito, temos o fator personalização. A Nike embarcou nessa tendência ao permitir que consumidores criassem tênis personalizados, posteriormente patenteados como NFTs, e que poderão ser lançados no mercado.

 

Desde já, nos deparamos com um novo contexto que reduz as pontes entre marcas e clientes, cria identificação, senso de pertencimento e potencial geração de novas receitas. E isso é apenas o primeiro vislumbre de um horizonte que está apenas começando. 

 

O mundo digital não será o mesmo?

 

Os NFTs estão sendo inseridos, mas eles, como tudo que vemos, possuem dois lados. Ao mesmo tempo que está sendo bem recebido no mercado, ele de certa forma atrapalha o meio viral que vivemos hoje, já que eles regulam a réplica de um conteúdo.

Isso ameaça diretamente os tão amados conteúdos virais. Será que as pessoas estão preparadas para isso?

 

Nesse sentido, cabe aos profissionais de marketing estudarem o avanço dos NFTs na economia contemporânea, pois, o fato é que, independentemente de qual será a configuração do mercado, é bem provável que ele continue valorizando aquilo que é único e exclusivo. Dessa maneira, não há dúvidas de que as NFTs ampliaram a maneira de pensar e faturar no meio digital.

 

Leia também mais posts relacionados ao assunto:

Mídia Paga | Tudo o que você precisa saber 

Como o Metaverso pode impactar no Branding?