Você conhece o seu público-alvo?
“Você sabe com quem está falando?”
Público Alvo – Em geral essa frase é usada em situações de conflito, quando alguém se sente superior. Mas vamos reverter o sentido dessa frase.
Você sabe com quem sua empresa conversa? Ou seja, você sabe qual o seu público-alvo?
A importância de se fazer essa pergunta é que toda a sua estratégia de venda, criação de conteúdo e qualquer outra coisa, tem como foco o seu público. Se você não sabe quem é, como que você irá fazer uma campanha de vendas, por exemplo?
Pesquisa e segmentação do público
Há quem pense que conhece o seu cliente há tanto tempo, que sabe exatamente quem é o seu público alvo.
Mas, pesquisar sobre o público-alvo não só serve para saber quem iria comprar, mas também ajuda a encontrar nichos de atuação para sua empresa, coisa que se você não fizesse uma boa pesquisa, não iria descobrir.
Sem contar que, você consegue entender sobre os hábitos de consumo, de lazer, qual será o tom da linguagem durante a comunicação e diversas outras coisas que ajudam a tornar a campanha mais efetiva e objetiva.
E as possibilidades de pesquisa são diversas! Você pode enviar formulários para os clientes, usar as redes sociais, fazer enquetes sobre o que elas querem ver ou comprar, tem empresas que podem fazer isso por você, enfim, existem muitas possibilidades de se realizar uma pesquisa de público-alvo.
E, após ter esses dados em mãos, você consegue segmentar o público-alvo através da persona! Assim, você poderá ter uma comunicação mais direta e atrativa.
Persona
A persona é parte importante para entender com quem você está falando. É basicamente uma mini biografia do que seria o seu consumidor ideal.
E ela precisa ter alguma informações:
Gênero;
Idade;
Trabalho;
Poder aquisitivo;
Dores;
Desejos;
Hábito de consumo.
Esta é uma lista básica, mas qualquer informação que seja relevante é importante colocar. Tendo os dados em mãos, você monta um textinho contando a história dela e pronto, sua persona está feita!
Hoje em dia, por causa das redes sociais, muitas pessoas esquecem que é preciso focar no público-alvo! Afinal, quem tenta agradar todo mundo agrada ninguém.
Saber quem é seu público-alvo ajuda a direcionar as campanhas, afinal, o foco é sempre ter o máximo de conversão possível, se você não focar no seu público os resultados serão muito baixos.
Monte sua persona, refaça sua estratégia e veja os resultados surgindo!
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