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CLICK TO CALL

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CLICK TO CALL

Click to call

Certamente, você já pensou na importância que o telefone tem para a grande maioria – senão, todas – as empresas, não é? Você acha que, mesmo com o crescimento do universo digital, as empresas devem investir em contato telefônico? Pois saiba que ele não só é importante, como é fundamental para alavancar vendas!

Como aumentar os leads e as taxas de conversão de vendas é uma das perguntas que gestores empresariais mais realizam e onde eles mais baseiam suas estratégias. Você, provavelmente, já teve essa dúvida também, não é?

Só para exemplificar, o termo “leads” consiste em pessoas que demonstraram ter interesse em um determinado negócio, ou seja, as que possuem grande oportunidade de comprar e constituir um relacionamento com a marca.

Outro termo muito aplicado no universo de marketing digital é “taxas de conversão de vendas”. Implica em métricas que analisam quando a sua audiência gerou resultados lucrativos para a sua empresa. Ou seja, o índice de vendas concretizadas.

Nesta matéria, vamos explicar, de maneira simples e clara, como você pode atingir esses objetivos com um recurso indispensável: o telefone. Assim sendo, uma das maneiras mais eficazes é com a utilização da ferramenta Click to Call.

Entenda o que é o click to call

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que o termo em inglês “click to call” é traduzido, literalmente, em português para “clique para ligar”.

Sabe quando você faz uma pesquisa por uma empresa no Google e logo, você encontra o telefone? Por lá mesmo, você já consegue clicar e ser direcionado à tela de ligação, certo? Isso é um exemplo de aplicação do click to call.

Portanto, esse termo refere-se a um botão digital. Tal botão, geralmente, está escrito “Ligar” e ele pode ser inserido em: pesquisas no Google (como tráfego orgânico e tráfego pago), e-mail marketing, sites, landing pages e aplicativos.

Qual é a sua importância?

Em primeiro lugar, o Google traz dados que evidenciam o crescimento de ligações telefônicas paralelamente com o marketing digital. Por isso, quem achava que não teria mais ligação depois de ter um posicionamento digital estruturado (site completo, redes sociais e anúncios patrocinados) está completamente equivocado!

Veja só esses dados:

Em meados de 2020, o tráfego mobile teve um crescimento de 30,6%. Em contrapartida, o acesso por desktops teve queda de 3,3%;

70% dos usuários do mobile first fazem ligações telefônicas após encontrarem resultados com o click to call;

Considerando os consumidores brasileiros, 84% preferem o canal de atendimento via ligações telefônicas;

Para se ter uma ideia, em torno de 40 milhões de chamadas são feitas diretamente pelos anúncios;

Leads telefônicos tendem a converter 15x mais do que os leads provenientes de formulários (exemplo: newsletters);

Incluir o número de telefone em anúncios favorece a decisão de compra dos consumidores.

Vantagens do click to call

1. Experiência do usuário

A praticidade oferecida pela ferramenta melhora a experiência do usuário. Acabou o incômodo do usuário ter de memorizar o número e discar. Afinal, eles encontram rapidamente como entrar em contato com a empresa;

2. Geração de leads através do click to call

Você tem maior controle dos novos leads da sua empresa, pois eles podem ser salvos em sua plataforma ou em seu CRM (Customer Relationship Management).

Isso é muito bacana, pois fortalece o relacionamento entre a marca e os seus clientes, afinal, pode-se considerar os dois cenários: novos leads e os que já tinham um histórico com a empresa. Neste caso, seus dados são atualizados e a empresa conhece-o ainda mais profundamente.

Com isso, campanhas de marketing tornam-se mais efetivas, pois a empresa conhecerá e analisará melhor ainda o comportamento do seu consumidor.

Baixo investimento

Sua implantação não exige investimentos altos com equipamentos ou internet, tampouco precisa de aquisição de novas linhas de atendimento. Com isso, ela é a solução perfeita para pequenas e médias empresas.

Disponibilidade

A disponibilidade do click to call está presente em todas as jornadas do consumidor. Com isso, é possível o atendimento ao cliente em qualquer etapa da jornada.

Aumento das taxas de retenção

Taxas de retenção são as métricas que conferem os leads ativos da marca. Ou seja, aqueles que interagem com ela. O click to call possibilita minimização da resistência por parte dos clientes em fecharem negócio em caso de dúvidas e forma ágil de localizar o suporte.

Versatilidade do click to call

O click to call pode ser configurado para usuários de smartphones ou de forma mais ampla, estando disponível para qualquer pessoa que acesse a página. Além disso, conforme já mencionamos anteriormente, ele pode ser aplicado para anúncios do Google, e-mails marketing, sites e landing pages.

Atendimento eficaz

O atendimento torna-se muito mais eficaz com a implantação desta ferramenta, tendo em vista que só clicam nela as pessoas que já estão interessadas em alguma oferta que a sua empresa realiza, aumentando consideravelmente as chances de conversões. Nenhum canal de atendimento supera as ligações telefônicas feitas somente por um clique.

Como potencializar o atendimento via ligações telefônicas e aumentar os leads?

Decerto, para obter e converter mais leads oriundos de ligações telefônicas diretas da internet, apenas o click to call não é o bastante. Desse modo, também é preciso:

Registrar as informações das ligações: com as ligações, a empresa pode obter informações precisas do seu consumidor, além de que a empresa pode gravar a ligação, o que estimula essa captura de dados e a análise do atendimento prestado;

Treinar a equipe de atendimento: primordialmente, o atendimento deve ser cordial, para que a pessoa do outro lado se sinta acolhida e bem tratada, e objetiva, a fim de que o responsável sane as dúvidas do cliente de forma ágil e clara.

Call Tracking para gerenciar os dados das ligações

Finalmente agora que você já entendeu como é extraordinário investir em click to call, chegou a hora de falar mais sobre como utilizar ainda melhor: gerenciando os dados extraídos das ligações telefônicas por meio do Call Tracking.

O que é isso? Primeiramente, vale ressaltar que Call Tracking é um software integrado ao click to call. Seu princípio básico é rastrear a origem das chamadas telefônicas.

Sob o mesmo ponto de vista, esse rastreamento é feito da seguinte maneira: cada click to call inserido em um anúncio ou uma campanha, por exemplo, possui um número denominado número-máscara. Com isso, cada ligação é rastreada e enviada ao sistema da empresa por meio desse sistema.

Ademais, o sistema integra as métricas do telefone às ações relacionadas com a funcionalidade.

Tais métricas são: anúncio ou campanha que mais trouxe ligações, quantidade de ligações recebidas, quantidade de ligações perdidas e retornadas, nível da produtividade das ligações (ou seja, como está o nível do atendimento? Está solucionando os problemas dos clientes de forma eficaz?), duração das conversas (o atendente falou mais? O consumidor falou mais? Houve falas cruzadas? Tempo de espera do cliente até obter o atendimento?) e quantas vezes um cliente tem de ligar até conseguir o que pretende, que, na maioria das vezes, é concretizar uma compra.

Só para exemplificar ainda, no Call Tracking, também é possível analisar qual dia e horário em que o botão é mais acionado. Por exemplo, vamos supor que você tenha uma lanchonete. Provavelmente, o período mais frequente de ligações seja entre às 19h e 23h, de quinta-feira a sábado.

E aí, gostou do conteúdo? Já utiliza o click to call?

Se não, fale conosco para solicitar o seu orçamento.

Leia também: A JORNADA DO CONSUMIDOR