Automação de Marketing: o que é?
Automação de marketing
Nós já abordamos alguns dos temas mais fundamentais dentro do Marketing Digital.
Aqui você leu sobre Inbound Marketing, produção de conteúdo, funil de vendas, entre outros.
Agora, vamos aprofundar um pouco mais e trazer um tema fundamental para dar mais agilidade para qualquer campanha de marketing: a automação de marketing.
Continue lendo este artigo para entender do que estamos falando!
Automação de marketing: o que você precisa saber
O que temos de diferente no mundo digital é que, ao invés do vendedor falar direto com um possível cliente, nós temos que criar uma comunicação que não tenha um apelo de venda tão explícito.
O que as pessoas querem hoje é informação para resolver o próprio problema, comprar é em último caso.
Esta situação criou o que chamamos de Lead, os possíveis clientes.
Somado com a ideia do funil de vendas, a intenção é fornecer conteúdos relevantes que irão passar o lead pelas etapas e, no final, transformá-lo em cliente.
Um bom canal de comunicação para isto é o e-mail!
Por mais que alguns considerem um meio de comunicação obsoleto, ainda hoje muitas pessoas usam e é um canal direto com o lead, permitindo uma linguagem mais personalizada.
Mas, imagina você ter mandar e-mail para cada lead, um por um, para cada etapa do funil de vendas! É um gasto de tempo desnecessário.
É aqui que entra a automação de marketing!
Com ela, você consegue dar mais agilidade para este processo. Então, ao invés de enviar e-mail, um por um, você consegue fazer um disparo para vários e-mails e segmentando para cada etapa de funil.
E este é outro ponto interessante sobre a automação de marketing, você consegue compreender em qual etapa do funil de vendas o lead está. Caso ele esteja no fundo, pode ser o momento para usar uma abordagem mais de venda.
Para formar uma imagem mais clara, vamos pensar em um exemplo.
Você tem um curso do qual gostaria de vender, pode imaginar qualquer curso.
Então, você oferece um material gratuito, que transforma o visitante em um lead. Tendo o e-mail das pessoas, você poderá montar uma estratégia da qual gostaria que acontecesse a comunicação.
Você pode selecionar 2 e-mails para cada etapa do funil de venda, sendo o último para direcionar a pessoa para a compra do seu curso, e pensar no espaço de tempo entre cada um deles.
Para isto, é necessário um programa, tipo o Mailchimp, no qual você organiza essa estratégia, configura e deixa o programa fazer o trabalho sozinho!
A automação de marketing traz muito mais praticidade e agilidade nas campanhas, tanto que é um diferencial para qualquer empresa!
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