Análise SWOT: use hoje ao seu favor
O que é?
SWOT, sigla que se refere a abreviação das palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, em português, respectivamente, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (criando o termo “FOFA”).
Trata-se de uma ferramenta técnica de planejamento estratégico utilizada para definir metas, objetivos e ações após analisar a influência do ambiente interno e externo nas empresas, com o objetivo de avaliar o seu posicionamento no mercado e a capacidade competitiva.
A ferramenta pode ajudar a definir metas, objetivos e ações. Dessa forma, o negócio pode reforçar as fraquezas e ressaltar as forças, mas também, diminuir riscos e se concentrar nas oportunidades.
Pode ser utilizada desde a criação de um blog até a gestão de um empreendimento internacional, assim como além da análise de empresas, também pode ser usada por pessoas.
- Ambiente interno
O ambiente interno da empresa é formado pelo conjunto de recursos humanos, financeiros, físicos, entre outros, sobre os quais é possível ter o controle de tudo que o envolve, como a capacidade intelectual, tecnologia utilizada, ações de comunicação e marketing, cultura organizacional, gestão de projetos entre outros.
Dentro do ambiente interno se analisa as forças e fraquezas.
- Strengths (Forças)
As forças são os pontos de dentro do negócio, os que estão sob controle da empresa e que potencializam o objetivo estimado.
Por exemplo:
- Relacionamentos estratégicos com grandes empresas;
- Networking dos investidores, da equipe ou de parceiros;
- Competências específicas da equipe;
- Características da equipe, como união, proatividade, experiência;
- Ativos, como imóveis, equipamentos;
- Portfólio de clientes.
- Localização;
- Weaknesses (Fraquezas)
Já as fraquezas tratam-se dos elementos internos que atrapalham o objetivo.
De modo complementar às forças, são aquelas características dentro do controle da organização, que não ajudam na realização da missão.
Alguns exemplos são:
- Tecnologia obsoleta;
- Processo falho de entrega;
- Localização inacessível, ruim;
- Produto perecível;
- Matéria prima escassa;
- Equipe sem qualificação.
Porém, vale reafirmar que a ausência de uma força pode vir a ser uma fraqueza e vice-versa.
Por exemplo: se uma equipe não necessitar ser qualificada em programação de computadores, esse ponto não precisa se tornar uma fraqueza,
SWOT: Ambiente externo
No ambiente externo, nos referimos a questões às quais a empresa não tem controle.
Por exemplo, política, crises econômicas, desastres ambientais, taxa de juros, concorrência, mudanças na legislação, entre outras.
Nesse caso, é essencial que a empresa esteja atenta a tudo que envolve o mercado no qual está inserida, a fim de lidar de forma eficaz com quaisquer acontecimentos. Aqui, as oportunidades e ameaças devem ser observadas e trabalhadas.
Logo, no externo, encontram-se as oportunidades e ameaças.
Oportunidades
Oportunidades são as características que favorecem a sua empresa, mas são dependentes de fatores externos. É necessário fazer pesquisas que permitam a previsão de acontecimentos que impactem positivamente nos seus negócios.
Ameaças
No cenário mais frágil da análise, aqui observamos as influências negativas sobre o seu negócio que também dependem de fatores externos. É necessário atenção e cuidado porque as ameaças podem prejudicar não apenas a análise, mas os resultados da empresa de forma direta;
Como fazer a análise SWOT?
Cientes do seu significado e vantagens, como executar uma análise para aproveitar o seu plano estratégico?
O segredo de uma análise bem executada é saber aproveitar as forças para alavancar oportunidades ou se defender de ameaças.
1º Passo:
Divida os dois ambientes. Pode ser em uma planilha, duas folhas de papel, no seu quadro, onde achar melhor, mas deixe uma área reservada para o ambiente interno e externo.
2º Passo:
Na área de ambiente interno, faça duas lacunas. Uma direcionada para força e outra para fraquezas.
Siga preenchendo conforme a realidade da sua empresa.
Exemplos de tópicos:
- Liderança
- Maquinário
- Marketing
- Preços
- Equipe de Vendas
- Automatização
- Desenvolvimento
3º Passo:
Na área de ambiente externo, faça outras duas lacunas. Uma direcionada para ameaça e outra para oportunidade.
Siga novamente preenchendo conforme a realidade da sua empresa.
Exemplos de tópicos:
- Demografia
- Economia
- Tecnologia
- Política
- Cultura
- Meio ambiente
- Regulação
4º Passo
Em outra área, crie um plano de ação relacionando as forças e fraquezas com as oportunidades e ameaças para definir as estratégias.
Exemplo: Usar nossa experiência com importação (força) para aproveitar a oportunidade de câmbio favorável.
Agora é colocar a mão na massa. Boa sorte!
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